quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

"Abrate Cézamo"


Estava passeando pela net e encontrei uma matéria bem interessante no site M de Mulher: Como manter sua geladeira limpa e organizada!

Achei bem pertinente o tema, tendo em vista que no começo da semana eu guardei uma bandeijinha de camarão de maneira meio desajeitada e dois dias depois senti na pele essa emoção! Um cheiro que dominou toda a casa, eu não conseguia mais raciocinar... e isso de geladeira fechada! O terror era abrir a porta para pegar ovos ou a garrafa d´água... Pelamordedeus!!!

Me desestimulava só de pensar em limpar a geladeira inteira, o que me fazia manter distância dela e o cheiro foi só piorando. Coitadinha da Célia que pagou o pato ontem lá em casa enquanto fazia faxina, mas vou dizer, cheguei em casa e... pode ser fruto da minha imaginação, mas o cheiro tá impregnado!! Vou aproveitar o feriado para descongelá-la e fazer uma mega limpeza que só dona sabe fazer!!

Mas deixa eu explicar melhor o porquê de tanto cuidado. Quando começamos a montar nosso apartamento eu fiz uma súplica, uma pedido gentil: EU QUERO UMA GELADEIRA RETRÔ. Daqueles redondinhas, baixinhas e de cores inusitadas! O Lu desconversou, disse que era uma idéia absurda, que poderíamos escolher a melhor-master-blaster-mega geladeira de última geração para colocar na nossa Lista de Casamento.... mas eu continuei com essa idéia na cabeça... depois de tanto desestímulo por parte dele eu desisti e já tinha me contentado em ter aquela geladeira que sai a latinha na frente... mas antes de ganharmos eu chego em casa um dia e com quem eu me deparo???

Aquela fofuxa, do meu tamanho, gordinha que só e toda vermelhinha!! Meu deus do céu, que coisinha linda! Uma Westinghouse, 1939, com motor de enceradeira! Não tem prateleiras na porta e o freezer é do tamanho de uma caixa de sapatos! Mas vou dizer, gela uma coca-cola como ninguém!!

Porém, considerando que ela fará 70 anos esse ano, demanda alguns cuidados especiais:

"Mantenha sua geladeira limpa e organizada. Colocar os alimentos no lugar certo aumenta a durabilidade e facilita o funcionamento do aparelho.
  1. Prateleira superior
    O que colocar - Refrigerantes, cerveja e alimentos já preparados. Bolos, tortas e musses. Frios fatiados. Dica: deixe nessa prateleira os alimentos usados com freqüência. Eles estarão sempre à mão.
  2. Prateleira intermediária
    O que colocar - Ovos, massas frescas e carnes frescas ou semicongeladas. Dica: oloque uma vasilha sob a carne, para que não escorra água na gaveta.
  3. Acima da gaveta
    O que colocar - Frutas macias, dispostas em recipientes vedados (as que têm casca não precisam ser cobertas).Dica: algumas geladeiras têm uma saída de ar frio bem neste ponto. Não coloque nada que obstrua a saída de ar.
  4. Gaveta superior
    O que colocar - Iogurtes, queijos, manteiga e patês. Não colocar - Frutas e verduras. Dica: é o local perfeito para alimentos de validade curta, por estar próximo ao congelador.
  5. Porta
    O que colocar - Caixa de leite, sucos, maionese, catchup. Não colocar - Ovos e iogurtes. Dica: alimentos muito perecíveis não devem ficar aqui (o abre-e-fecha faz a temperatura da porta ser mais alta).
  6. Gaveta inferior
    O que colocar - Verduras, legumes e frutas com casca dura. E tudo em sacos plásticos! Não colocar - Frutas delicadas, queijos e bolos. Dica: o ar frio que vem do congelador pode queimar folhas. Por isso, mantenha-as protegidas nessa gaveta, longe da saída de ar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário